Quando nossos jovens completam 18 anos a febre de conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação vem com tudo. Não veem a hora de sair pelo trânsito com seu veículo e sentir o gosto da liberdade, sem se preocupar com pai e mãe buscando e levando dos lugares. Mas essa realidade tem trazido a muitas famílias conflitos e até mesmo tragédias. Será que nossos jovens estão sendo suficientemente maduros para encarar a vida no trânsito com o perigo que ele representa em condições satisfatórias?
O DENATRAN elabora campanhas educativas e novas normas para restringir e dificultar cada vez mais a entrada do jovem ao trânsito, tentando com isso fazer com que os cuidados no primeiro ano de habilitado o jovem tenha mais respeito com as leis e com a vida. Mesmo assim as estatísticas não alteram seus número e no Brasil inteiro quem mais morre em acidentes de trânsito são jovens entre 19 a 24 anos e de motocicleta esse número é ainda maior atingindo os jovens entre 18 a 20 anos, ou seja, muito antes do que se espera o jovem perde sua vitalidade e força para uma atitude violente no trânsito.
O futuro é hoje, temos que buscar em casa a solução para esse problema, educar, orientar, noções de respeito tem que vir de casa, os CFCs estão fazendo sua parte assim como a Lei determina, porém estão com jovens de 18 anos por apenas 3 meses em seu poder de ensino, pouco se pode fazer para conscientizar.
Precisamos de ações efetivas dos poderes governantes e pais comprometidos a ajudar a salvar vidas. Todos engajados nessa luta, o trânsito tente a melhorar, pois o jovem bem proparado hoje, é o motorista de amanhã.





Concordo em tudo, tanto é que na alemanha ppara se tirar a habilitação é preciso estudar por um periodo de 4 anos e é visto como curso superior.
ResponderExcluirHehe, eu to tirando a minha, não tem 18 só mais velho um pouquinho.
ResponderExcluirsó falta o exame pratico agora.
marcia, pra vc ve ném que diferença.
ResponderExcluirAlex Boa sorte nos exames praticos e juízo hein,rs.